segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Donkey Kong Country Returns - Análise

Análise escrita por: Frederico Alencar

Donkey Kong Country Returns foi um dos mais esperados jogos para Nintendo Wii no ano de 2010 desde que este fora apresentado na E3. Donkey Kong Country é uma série principal do protagonista Donkey Kong e sua turma, que teve a primeira aparição no Super Nintendo em 1994, e desde então criou uma global legião de fãs, e por vários motivos: gráficos impressionantes para a época, pois reproduzia reais gráficos em 3D convertidos em sprites; trilha sonora excepcionalmente incrível, considerada por muitos uma das melhores da história dos games - esta composta por David Wise -; gameplay impecável; dificuldade extremamente desafiadora e é claro, o carisma da turma de DK. Esta foi a fórmula perfeita para um jogo cativante que te prenderá por horas e horas na frente de uma televisão, e felizmente esta fórmula foi trazida de volta ao Nintendo Wii no final de 2010.


Como de costume nos jogos da série, DKC Returns não conta com um enredo e história bem elaboradas - por falta de necessidade eu diria. O jogo se inicia com os Tik Tak hipnotizando todos os animais da ilha DK e controlando-os para que estes roubem bananas dos gorilões, por algum motivo Donkey e Diddy não podem ser hipnotizados, e então seguem em sua aventura em busca das suas bananas roubadas.



O jogo conta com gráficos excepcionais, uma paleta de cores bem alegre (decisão tomada pela Nintendo para com Donkey Kong Country desde os remakes de 1,2 e 3 para GBA)e efeitos visuais interessantíssimos. Em determinados pontos da fase, os personagens são jogados para lugares mais longe ou perto (em questão de profundidade), sem falar nos cenários, estes são completas obras de arte, extremamente bem polidos e bem trabalhados.



A trilha sonora conta com remakes da versão de DKC para SNES, e outras músicas originais, compostas especialmente para o jogo, músicas impressionantes e nostálgicas que fazem qualquer marmanjo chorar. Uma nota especial para a faixa "Aquatic Ambience Returns", um show a parte.


Os mundos são oito no total, e em cada mundo existe um templo secreto, templos estes que farão você suar a camisa. São difíceis, extremamente difíceis, absurdamente difíceis. O jogo em uma abrangência geral é absurdamente difícil, será comum perder oitenta vidas em uma única fase, ou aparecer o super-guide em praticamente todas as fases que você jogar.



Os controles são ótimos, havendo opção de jogar com a configuração de controles Wimote-sideways ou Wiimote + Nunchuck, eu particularmente prefiro a segunda opção, sinto ter mais segurança nas ações escolhidas por mim. Os comandos continuem praticamente intactos, os personagens andam, correm, pulam, rolam, e batem no cão com as mãos; e no caso de Returns temos a adição do sopro, ou seja, os macacos agora podem assoprar (?), função essa usada desvendar segredos atrás de plantas, velas e etc.

É apresentando um excelente modo multiplayer, onde DK é controlado pelo P1 e Diddy pelo P2, este modo com certeza deixa a aventura mais divertida, é possível construir estratégias rápidas e bem boladas no decorrer das fases, a interdependência entre os macacos é impressionante (em questão de gameplay), mas por outro lado o jogo fica ainda mais difícil (isso mesmo, MAIS DIFÍCIL).

Finalizando, este é um jogo praticamente obrigatório a todos os donos do Wii, principalmente aqueles que acompanharam a série DKC no SNES de perto e puderam usufruir de toda a beleza e magia da época.

Nota: 9,5/10

Um comentário:

  1. Adoro essa série fantástica q eh DKC e desde o SNES sou fã dela.. DKCR é um show de nostalgia completo.. Estou ansioso pela continuação e q a nintendo caprixe tanto qto nesse jogo para trazer diddy e dixie d volta num futuro Donkey Kong Country Returns 2. Ah, e parabéns pela análise, concordo plenamente. Só não concordei com o 9,5/10, eu daria um 11/10 com orgulho.

    ResponderExcluir

Gamez Musicz Search